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CASE: Denner Evangelio | Pierre Fabre

Título do Case

Gestão da expansão em pandemia

 

Síntese

Em forte crescimento de duplo digito ao longo dos últimos anos, a Fábrica de Areal tem como grande desafio a redução continua de seus custos de produção e de aquisição, para continuar a suportar o crescimento no negócio no Brasil. Em 2020, inegavelmente todos se depararam para além dos desafios, já relacionados, com o cenário de pandemia que gerou inúmeras dificuldades a cadeia de suprimentos com um todo. Entretanto o negócio de dermocosméticos (principal atividade industrial) continuou em forte crescimento, seguindo o histórico de dois dígitos. A Reboque da pandemia uma forte desvalorização do câmbio, gerou adicionalmente forte pressão sobre os valores de aquisição de insumos da planta industrial, gerando a necessidade de um plano ousado para não somente manter o custo original da atividade industrial, porém também com o propósito de continuar a redução continua destes custos.

 

Situação Inicial

A expectativa para 2020 era o atendimento das metas estipuladas pelos indicadores estratégicos da empresa. Como parte do demonstrativo do resultado industrial, a expectativa era de redução de 6% da VA (Custo de produção)/unidade produzida em relação ao volume de produção previsto. Com a chegada da pandemia mundial ao Brasil e a consequente desvalorização do cambio em torno de 40% frente ao “budget 2020”, fez necessário uma serie de contingências para manter o resultado industrial e continuar a redução de VA para 2021. A Pandemia trouxe também oportunidades de crescimento

 

Ações Implementadas

Para se desenvolver de forma sustentável a empresa iniciou sua atuação em três pilares que coexistem e interagem entre si, são eles: 1) Pessoas e produtividade: garantir o alinhamento do ganho produtivo com o desenvolvimento pessoal 1.1) Protocolo de COVID 1.2) Criação da área de Performance 1.3) Desenvolvimento de pessoas com job rotation alinhado à superação de resultados 1.4) Evolução do pensamento crítico do OEE x fluxos operacionais 2) Gestão de custos 2.1) Extensão da vida útil dos equipamentos 2.2) Negociação contrato de energia com a migração para o mercado livre de energia 2.3) Economia com viagens devido período de pandemia 2.4) Reajuste no contrato de alimentação 2.5) Locação de vagas no almoxarifado para o Centro de Distribuição de produto acabado 2.6) Performance de compras garantindo Saving 2.7) Implementação do Orçamento na Base Zero para redução dos custos na empresa na construção do BG2021 3) Engenharia 3.1) Construção de novo Almoxarifado para produto acabado 3.2) Construção de "rampa" para acesso e movimentação de materiais entre produção e almoxarifado

 

Objetivos e Metas

Realizar a redução da VA/unidade produzida relacionada ao estimado no resultado acumulado do ano de 2020 até Dezembro de 2020, considerando um ganho maior que o previsto inicialmente de 9% garantindo o desenvolvimento industrial com otimização dos processos produtivos.

 

Situação Final

Baseado nos três pilares de atuação: 1) Pessoas e produtividade 1.1) Adaptação dos ambientes para garantia das atividades de acordo com requisitos e normas estabelecidas, além do bem-estar dos colaboradores para evitar contaminação por COVID-19 1.2) Performance baseada nas atividades de Gestão da Comunicação, Gestão da Performance industrial e Gestão de Projetos. Com formação do Comitê de projetos. 1.3) Desenvolvimento de pessoas com alinhado à superação de resultados: aplicação de job rotation e organização estrutural de áreas 1.4) Evolução do pensamento crítico do OEE x fluxos operacionais: busca de resultados voltados para atividades externas da operação além das próprias atividades internas das operações 2) Gestão de custos 2.1) Extensão da vida útil dos equipamentos: redução de 11,7% 2.2) Migração para o mercado livre de energia: redução de 9,6% 2.3) Economia com viagens devido período de pandemia com economia de 23,4% tornando as atividades virtuais uma prática comum 2.4) Reajuste no contrato de alimentação: redução de 11% 2.5) Locação de vagas no almoxarifado para o Centro de Distribuição de produto acabado com ganho não estimado inicialmente para o Budget 2020 2.6) Performance de compras garantindo Saving de 4% 2.7) Implementação do Orçamento na Base Zero para redução dos custos na empresa na construção do BG2021 3) Engenharia 3.1) e 3.2) Total de 1.881 m2 de área reformada, com ganho de 1822 m2.

 

Principais Resultados

Aumento do volume de produção em 10%; 

Redução de 13% da VA prevista para o ano de 2020; 

Redução de 21% da VA por unidade produzida 2021.

 

Envolvimento

Sponsor, atuando como o agente implementador das mudanças

 

Equipe

Comitê indutrial - 8 integrantes 

 

Período

Março 2020 a Dezembro 2020

 

Diferenciais

No momento de pandemia sem precedentes, com alto grau de envolvimento ao supply chain, foram entregues resultados com redução de custos expressivos com projetos em curto prazo mas também garantindo a longo prazo a queda dos custos, incluindo o trabalho nos resultados de 2021, projetos considerando a evolução e o desenvolvimento de pessoas, garantindo nível de serviço do negócio.

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