pexels-element-digital-1550337.jpg

VOTAÇÃO ONLINE

CASE: Edison da Rocha | DB Diagnósticos

Título do Case

PROJETO MOTOCOLD

 

Síntese

Maior Laboratório de Apoio de análises clínicas do país com execução de mais de 8.000.000.00 de laudos mensais, com logística multimodal em todo o país e necessidade de velocidade operacional para manter a integridade das amostras, onde uma parte delas é de baixa estabilidade e urgência e não ter o risco de falso positivo ou falso negativo nos laudos, onde o paciente tem a expectativa de iniciar ou finalizar um tratamento, iniciar ou parar uma medicação, saber se está curado, e no pré-operatório o tempo na emissão de um laudo é fundamental entre salvar ou não uma vida, que pode ser um sinistro.

 

Situação Inicial

Com o trânsito nas cidades, congestionamentos e falta de estacionamento esta operação de coleta de amostras ficava comprometida sendo feita por veículo utilitário, principalmente em horários de rush. O Projeto Motocold foi desenvolvido com um refrigerador instalado no lugar do baú da motocicleta, com tecnologia eletroeletrônica para gerar energia suficiente para manter um refrigerador funcionando dentro de suas características do Fabricante, pois com o transito dos grandes centros urbanos cada vez mais sufocado impossibilita remir o tempo no transporte, e para salvar vidas, cada minuto importa. 

 

Ações Implementadas

A tecnologia de circuitamento eletroeletrônico combinando com um refrigerador com compartimento ambiente, refrigerado e congelado, compatível com a necessidade da empresa foi capaz de gerar energia para alimentar o rastreador/ telemetria e manter o refrigerador funcionando pelo tempo que a motocicleta estiver com o motor funcionando, e ainda por 2 horas com a motocicleta desligada. A tecnologia foi desenvolvida com mais algumas funcionalidades como preservar energia para uma partida extra do motor, inversão automática para o carregamento da bateria suplementar e painel de instrumento para acompanhamento do Condutor. O Refrigerador foi fixado na motocicleta com um sistema de coxins que absorve parte das vibrações, e isso foi fundamental para a conservação das amostras que podem hemolisar com a vibração dos tubos de transporte. A rastreabilidade da funcionalidade é acompanhada em tempo real por telemetria com geolocalização e sensores de temperatura homologados e calibrados, capaz de captar até 78 graus negativos.

 

Objetivos e Metas

A expectativa da Motocold era poder transportar amostras biológicas nos grandes centros urbanos estabilizando a temperatura dos compartimentos da conservadora, mantendo a integridade do material coletado e remindo o tempo de transporte para antecipação dos laudos clínicos, e conforme analisado pelo setor de Qualidade e Produtivo, o objetivo foi atingido no gráfico da telemetria abaixo.

 

Situação Final

O resultado foi alcançado mantendo o refrigerador estabilizado nas temperaturas preconizadas. Com essa tecnologia foi possível atender a linha de urgência, coletando amostras de baixa estabilidade ou de urgência, onde os laudos devem ser emitidos com muita rapidez para preservar a sobrevida dos pacientes e não correr o risco de ter resultados errôneos colocando em risco a vida dos pacientes. 

 

Principais Resultados

A Logística atendeu esta carência que pode captar novos negócios e Clientes, aumento a receita financeira da Empresa, poder contratar novos colaboradores contribuindo para a diminuição do desemprego. Este projeto propiciou também economizar na aquisição do veículo em 70% em relação a um utilitário, economia de combustível em 75% também em relação a um utilitário, auxiliando em desafogar o trânsito e emitindo menos poluição. 

 

Envolvimento

Este projeto é autoral, iniciei na minha oficina pessoal, e tem cunho inovador na área de tecnologia, velocidade operacional e conservação das amostras, onde não há em todo o planeta nenhum veículo parecido.

 

Equipe

Ele teve o apoio de dois colaboradores de minha Equipe, sendo uma Engenheira de Produtos e outro Analista Operacional.

 

Período

o Projeto iniciou no final de 2018, mas tomou forma em 2019 onde foi aprimorado, e colocado em prática no início de 2020

 

Diferenciais

Com esta invenção a Motocold atendeu a linha de urgência coletando amostras de baixa estabilidade ou urgência antecipando a estrega dos laudos preservando a sobrevida dos pacientes. A aquisição das motocicletas foi definida a partir de especificidades técnicas para o transporte de carga homologado pelo Denatran, e de segurança como o freio CBS que auxilia na segurança do Condutor. Este Projeto está sendo analisado para ter aderência em outras áreas da saúde, como transporte de órgãos para transplante, hemocomponentes como bolsas de sangue e vacinas. Por isso creio que posso ganhar o Prêmio Value Chain 2020, pois é inovador, contribui com a saúde e bem estar da sociedade, propicia melhoria no trânsito e no meio ambiente com menor emissão de CO2. Este projeto já está sendo redesenhado para ser adaptado em um triciclo elétrico que está sendo desenvolvido por uma startup. Lançamento oficial do Projeto Motocold em janeiro/2020 na imagem abaixo com duas motos, e agora já conta com 18 motocicletas, e a meta é chegar a 160.

47 99971-6919 | 47 99762-2626

Logo Branco.png