pexels-element-digital-1550337.jpg

VOTAÇÃO ONLINE

CASE: Felipe Monteiro | L6S e RS Filtros

Título do Case

Lean Office para Exce. Operac

 

Síntese

Implantação de lean office em busca da excelência operacional em uma empresa de filtros de ar automotivo. Os motivadores foram a baixa performance de entrega dos pedidos e ineficiência operacional da fabrica, devido as distorções de informações dos setores de apoio à produção e controles inadequados para os processos. O projeto garantiu a redução de custos, aumento da eficiência operacional, fidelidade na entrega de pedidos e o crescimento do negócio.

 

Situação Inicial

O Processo produtivo era composto por cinco etapas, sem um layout adequado gerando fluxo cruzado e não contínuo. O método de trabalho não estava padronizado, cada colaborador executava à sua maneira. Não tinha programação de produção, a cada pedido recebido no site ou de representantes eram enviados instantaneamente a produção gerando múltiplos set-up reduzindo a eficiência. A falta de método de trabalho e da programação da produção dificultavam o controle do prazo de entrega. Indicadores da situação inicial: Índice de Fidelidade de Entrega de pedidos: 50% Produtividade Per capita: 30 peças dia. PPM (partes por milhão) Qualidade: 5051

 

Ações Implementadas

Trabalho padronizado, Nivelamento de operações: Elaborado estudo para dimensionamento dos postos de trabalho, analisando a capacidade produtiva, carga de trabalho de cada posto, gargalos. Elaborado GBO (gráfico de balanceamento de Operações) para saber a capacidade produtiva por mix de produto. Definido métodos de trabalhos para cada posto, entradas e saídas de insumos. Definido tempos de execução para cada etapa do processo. Esta etapa do projeto foi definida e implantada em 120 dias a partir do inicio do trabalho. Cell design, Fluxo contínuo: Mudança do fluxo produtivo que eram em postos de trabalho alternados, para célula em “U”, gerando fluxo contínuo entre os processos. Esta etapa do projeto foi definida e implantada 30 dias após a finalização do trabalho padronizado. Gestão a vista: definido modelos de quadros para acompanhamento diário, semanal e mensal. Definição de modelos de indicadores e periodicidade de preenchimento e acompanhamento bem como modelos de planos de ações para indicadores fora da meta. Definido responsáveis pela atualização e monitoramento. Esta etapa do projeto foi realizada em paralelo aos outros processos, demorando 90 dias para o término.

 

Objetivos e Metas

Objetivos: Aumento de produtividade em 20%: Redução de PPM em 30% Índice de fidelidade de entrega em 90%: 

 

Situação Final

O acompanhamento e monitoramento está mais fácil em virtude da gestão visual, a transparência nos dados torna as decisões mais rápida e fácil. O clima organizacional está mais ameno em virtude da transparência aplicada pela gestão a vista, os colaboradores estão sugerindo ideias para melhorias. A entrega de pedidos acompanhada diariamente, bem como a produtividade, eficiência e qualidade.

 

Principais Resultados

Resultados: Aumento de produtividade per capita em 42% em relação ao início do projeto (projeto 14 meses) Redução de 27% de PPM Aumento de faturamento de 65% devido ao mix de produto e o aumento de produtividade Índice de fidelidade de entrega em 94,5% Redução de espaço ocupado em 28% devido a mudança de layout para aplicação do Cell design e fluxo continuo.

 

Envolvimento

Líder do projeto e agente de mudança. Realização do planejamento e acompanhamento da execução das ações dos projetos, posteriormente o acompanhamento dos resultados através dos indicadores de cada setor e do negócio.

 

Equipe

A empresa trabalha com 11 colaboradores, sendo 05 na produção, 02 em vendas, 02 na engenharia, 01 no financeiro e 01 administrador geral. A equipe de consultores composta por 03 pessoas, 01 líder de projeto responsável pelas ações do negócio e vendas. 01 consultor na parte de engenharia e produção responsável pelo planejamento e aplicação das mudanças e 01 consultor na parte financeira, responsável pelo levantamento dos custos e fechamento mensal dos resultados.

 

Período

Data inicial do projeto em janeiro de 2019 com conclusão em março de 2020

 

Diferenciais

Diferencial do Projeto: Resultados obtidos, planejamento, padronização e manutenção das melhorias mesmo com a rotatividade dos colaboradores. Velocidade na aplicação das melhorias. Envolvimento de todos os colaboradores no processo de melhoria. 

47 99971-6919 | 47 99762-2626

Logo Branco.png