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VOTAÇÃO ONLINE

CASE: Sérgio Ferreira | MWM Motores Diesel

Título do Case

Delivery de 99,9% em 24hs

 

Síntese

O nosso Centro de Distribuição de Peças, localizado no interior de São Paulo, em Jundiaí, inova em seus processos de delivery performance, atingindo a marca de entrega de 99,9% dos seus pedidos em até 24hs, para conquistar este feito, foi utilizado um conjunto de metodologias, associadas a inovações tecnológicas. Este passo reafirma a estratégia e compromisso da empresa com a inovação, com a melhoria dos níveis de atendimento e com a satisfação dos nossos clientes e colaboradores. Basicamente a implantação consiste em 4 grandes fases: Processos Lean Logistics Informação em tempo real Conectividade. Para chegar neste nível de eficiência, foram no total 13 soluções combinadas entre si para que pudéssemos alcançar a este nível de eficiência best in class no segmento. Dentre elas estão: Processos – Padronização e Merger de atividades no Centro de Distribuição. Lean Logistics – Conceitos cirurgião enfermeiro, Fluxo de valor orientado ao cliente, Conceito torneira fechada e conceito “C dinâmico”. Informação em tempo real – Informações simultâneas e em tempo real de todas as atividades do centro de distribuição, são ao total 84 indicadores atualizados a cada 30 segundos e conjugados em um cockpit operacional para tomada de decisão rápida e assertiva. Conectividade – Com equipamentos de última geração rodando em Cloudy, conseguimos a sincronização e a simplificação dos processos, diminuindo as etapas em função do fluxo de informação.

 

Situação Inicial

O quesito atendimento para a empresa, sempre foi um pilar estratégico em seus negócios, os níveis de atendimento que tínhamos no passado, ficavam entre 70% e 80% em até 48 hs, sabendo deste contexto e dos níveis de exigência dos seus clientes, a empresa elaborou em seu plano estratégico de operações, o atingimento desta marca e permanência dela neste patamar.

 

Ações Implementadas

As ações implementadas foram geradas através de um Workshop interno, com a presença de todas as áreas do negócio, através disto, foi gerado um plano de ação com 74 ações de melhoria, e subdivididas em 4 grandes fases, conforme abaixo: Processos: Padronização das atividades, ou seja, uma única forma de fazer cada uma das etapas do processo de entrada e saída da operação, seguindo o tempo takt dos clientes, as áreas padronizadas foram (recebimento, embalagem, picking, check out e expedição) e unificação das atividades, ou seja, merger de atividades (ressuprimento unificado com as ondas de separação, check out unificado com enfermeiros). Lean: Conceito cirurgião enfermeiro, atividade responsável pelo tempo de ciclo e ritmo do andamento de cada área, realiza atividades paralelas que resultam em uma melhor performance dos “cirurgiões”. Fluxo de valor orientado ao cliente, ou seja, layout e arranjos físicos do armazém redesenhado com foco em produtividade e agilidade; Conceito torneira fechada, consolidação dos pedidos em forma de ondas para uma melhor produtividade e previsibilidade das atividades; Conceito “C dinâmico”, consiste na separação do homem máquina, onde é consolidada a onda de itens de Picking “C” em um só momento, e estocado em uma zona de fast picking para realização do picking muito mais otimizado. Informação em tempo real: Informações simultâneas e em tempo real de todas as atividades do centro de distribuição, são ao total 84 indicadores atualizados a cada 30 segundos e conjugados em um cockpit operacional para tomada de decisão rápida e assertiva. Conectividade: Com softwares e hardwares de última geração rodando em Cloudy, conseguimos a sincronização e a simplificação deste blockchain, diminuindo as etapas em função do fluxo de informação. Para que o projeto tivesse o sucesso esperado, foi necessário o engajamento de toda a liderança, de um plano de implementação no formato da metodologia agile acompanhado de forma semanal com todos os gestores da unidade de negócio, da mudança de cultura, de treinamentos e por fim de métricas bem definidas. Partindo das premissas adotadas no planejamento estratégico de operações, foi definido um plano com o objetivo de chegarmos em 95% dos pedidos sendo processados em até 24 horas, porém, o resultado alcançado chegou na marca de 99.9% de atendimento em 24 horas.

 

Objetivos e Metas

Partindo das premissas adotadas no planejamento estratégico de operações, foi definido um plano com o objetivo de chegarmos em 95% dos pedidos sendo processados em até 24 horas, porém, o resultado alcançado chegou na marca de 99.9% de atendimento em 24 horas.

 

Situação Final

O objetivo principal do projeto foi atingido e superado, tivemos o reconhecimento dos nossos clientes, dos nossos fornecedores e mídias especializadas no seguimento, este case reafirmou o compromisso da empresa com a inovação, qualidade e com a sustentabilidade dos negócios dos nossos clientes. 

 

Principais Resultados

Principais resultados: Redução do tempo de atendimento em 50 dos pedidos; Redução nos níveis de reclamação dos clientes em 37,2%; Aumento dos níveis de produtividade de 28%;

 

Envolvimento

Líder do Projeto - Atuando diretamente no desenvolvimento das metodologias, regras do negócio e implementação das ações necessárias.

 

Equipe

Líder mais 6 pessoas.

 

Período

Fevereiro de 2019 á Setembro de 2020

 

Diferenciais

Os níveis de atendimento alcançados equiparam-se aos grandes players do varejo brasileiro e mundial, considerando que esta operação foi concebida no modelo tradicional B2B, atualmente entrega níveis de atendimento superiores a 95% das operações B2C mais tradicionais do mercado brasileiro. Isso só foi possível, devido ao engajamento, aos valores cultivados e a paixão colocada em cada implementação deste projeto. A empresa tem como valor, entregar produtos e serviços nos mais altos níveis de qualidade e inovação, o que faz dela uma protagonista em todos os contextos em que ela estiver inserida.

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