pexels-element-digital-1550337.jpg

VOTAÇÃO ONLINE

CASE: Jacira Santos | BRF

Título do Case

SEIS SIGMA NO TRANSPORTE 

 

Síntese

Tendo em vista o aumento nos gastos com fretes e escassez de frota iniciamos uma frente de atuação para aumento da produtividade da frota, a maior alavanca identificada foi a de reduzir o tempo de permanência da frota nas unidades da empresa nos processos de Carregamento e descarga. Para suportar o trabalho utilizamos a metodologia Seis Sigma pela complexidade e abrangência do projeto. A empresa já havia realizado diversas tentativas de melhora de performance no indicador porém sem sucesso. Por outro lado a reclamação dos transportadores e motoristas só aumentava e os gastos com estadias estavam na casa de MR$ 3.000 por mês.

 

Situação Inicial

Ao iniciar o projeto o tempo de carga e descarga representava 23% do tempo de ciclo, a média de viagens por veículo era de 3,82 viagens por mês. Em função da complexidade do tema iniciamos o projeto pelo processo de carregamento na unidade com pior indicador e maior volume de carregamentos. Um dos fatores críticos foi a estrutura, a logística industrial responde para VP de operações e o transporte para VP de Supply. Como o problema de nível de serviço era crítico recebemos o apoio da unidade para seguir com o trabalho. 

 

Ações Implementadas

Atuamos com a Tríade Processos, Pessoas e Tecnologia Metologogia Implementação Projeto Black Belt Rio Verde - Ago/17 a Abr/18 Gameficação Indicador - Ranking Semanal das unidades Rollout Plano Top 10 unidades em representatividade - Jun/18 a Set/18 Rollout demais unidades (16) - Set/18 a Dez/18 Definição Modelo de atuação - Padronização do processo desde a entrada do produto na estocagem até Saída e incorporação no programa de Excelência - SEO; Fev/19 Implantação Book nas unidades piloto (3) - Fev/19 a Mai/19 Implementação Check list automatizado ações implementadas - Mai/19 Tecnologia Automatização Pagamento de diárias - Jul a Out/19 Implementação de sistema de gestão de Pátio Ago a Abr/20 Automatização processo de Faturamento Ago a Mai/20 Pessoas Formação de times multidisciplinares Treinamento dos times, eventos online com participação de mais de 100 pessoas por evento; Acompanhamento da execução nas unidades, realizamos visitas técnicas em 20 das 26 unidades. Padronização dos processo elaborado em conjunto com times referência nas unidades. 

 

Objetivos e Metas

Reduzir em 50% o tempo de permanência nas unidades nos Processos de Carga e descarga;

 

Situação Final

Os gastos com estadias foram reduzidos a 10% do valor inicial nas fábricas, aumentamos o nível de serviço e a redução de paradas de fábrica por falta de veículos; O indicador de Tempo de Permanência é conhecido hoje pelos VPs de Operações e Supply que acompanham semanalmente e apoiam as unidades para correção das anomalias; O time de transporte passou a atender o orçamento de fretes e em 2020;

 

Principais Resultados

Redução 70% no Tempo de Permanência no Carregamento; Redução de 62% no Tempo de Permanência na Descarga; Redução de 75% dos gastos com estadias; Redução do impacto do tempo de permanência no tempo de ciclo de 23% para 13%; Aumento do número médio de viagens por veículo de 3,82 para 4,32 por mês; Aumento de 13% de produtividade da frota;

 

Envolvimento

Lider do Projeto

 

Equipe

Time envolvido full time: 3 Pessoas / Equipes nas unidades: 73

 

Período

Abr/17 a Maio/21

 

Diferenciais

Consolidação e Relevância dos Resultados; Abrangência do Projeto 5 VPs, Mais de 2.000 Pessoas envolvidas; Pioneirismo na utilização do Seis Sigma no Transporte da empresa.

47 99971-6919 | 47 99762-2626

Logo Branco.png